terça-feira, 8 de junho de 2010

Águeda cultural vê-se nas águas do rio!

O imponente espectáculo inter-associativo que Águeda constrói, a cada ano, sobre as águas do seu rio, tem nova edição em 2010. Um musical exuberante, contemporâneo e visual, inspirado no repertório musical de todos os tempos dedicado ao imaginário ribeirinho: “Povo Que Lavas no Rio Águeda”. A 16 e 17 de Julho de 2010, na antiga piscina fluvial, terá lugar mais um evento para a história cultural de Águeda.


Com guião revisto e melhorado, “Povo Que Lavas no Rio Águeda” evidencia o carácter inspirador que o rio provoca na criação artística local, ao fazer revisitar ou mesmo estimular um repertório musical e poético dedicado ao Rio Águeda. Uma estética musical cruzada e actualizada, leve tendência pop para o infindável alfarrábio de canções ribeirinhas de todos os tempos. Neste espectáculo, o poema de Homem de Mello regressa à sua origem primeira: o Rio Águeda.
Esta nova grande manifestação artística acontece no seguimento das epopeias “Rio Povo” (2007 e 2008) e de um primeiro “Povo Que Lavas no Rio Águeda” (2009), marcas indeléveis de um tempo novo ao nível das grandes produções culturais em Águeda. Mais de vinte colectividades e grupos locais fazem a reafirmação inter-associativa do concelho, juntando mais de 400 artistas nos palcos aquáticos.

Transversal, contemporâneo e provocador, o espectáculo mergulha na inspiração das águas. Um colectivo portentoso de músicos, cantores, actores, dançarinos e muitos outros performers dão alma a esta produção artística, uma manifestação incomparável no contexto cultural da região.
O espectáculo vive ainda de uma exuberância visual que só Águeda tem conseguido resgatar do seu rio, na criatividade cénica que se apura a cada nova manifestação sobre as águas. Deslumbramento garantido para 1250 espectadores por noite, a lotação habitual.

No passado, o rio era cenário de labor e trocas culturais, hoje é a razão de ser do ousado espírito inter-associativo e das sinergias que unem os agentes culturais de Águeda. Depois de Rio Povo, “Povo Que Lavas no Rio Águeda” subverte e moderniza a tradição local. Pesca-se, naquelas margens, novo sentido para uma Cultura popular.
“Povo Que Lavas no Rio Águeda” é uma aposta da Câmara Municipal de Águeda e das associações do concelho na construção de uma marca cultural identitária que envolva, orgulhe e valorize toda a comunidade. Com a ousadia artística de projectos como este, acarinhando temáticas gratas às suas gentes, Águeda projecta-se também para fora. Através do rio.


clicar para ampliar

Sem comentários:

Enviar um comentário