quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

na Wikipédia

Povo que lavas no rio
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Povo que lavas no rio é uma canção portuguesa, com letra do poeta Pedro Homem de Mello, interpretada originalmente por Amália Rodrigues no gênero fado.

Depois da proibição do Fado de Peniche na rádio por ser considerado, pelo regime ditatorial em vigor na época, um hino aos presos de Peniche, após a gravação e o lançamento nas rádios, Povo que lavas no rio ganhou dimensão política.

A letra de Pedro Homem de Mello, poeta português de excelência, com alguns poemas imortalizados por Amália Rodrigues, retratava a difícil condição da população do Portugal salazarista, que não representava mais que uma província rural na ponta da industrialização europeia.

Interpretado como sendo um fado, tornou-se no ex-libris do fado, em Portugal, e a música que mais reconhece a intérprete original. Com o avançar dos tempos, e ainda antes do falecimento de Amália, surgem novas versões como a de António Variações e depois a de Dulce Pontes. Em 2004, a canção integra o alinhamento do DVD Live in London de Mariza, que alcança a platina em Portugal.

Já em 2007, integra a banda sonora do início da novela Duas Caras, da TV Globo, tema de Sérgio Viotti, cujo personagem se suicidou ao som desta música.


Outros intérpretes


* António Variações
* Cidália Moreira
* Dulce Pontes
* Mariza
* Mafalda Arnauth
* José Cid
* José Perdigão

Sem comentários:

Enviar um comentário